Como cuidar do seu bebê no verão: dicas essenciais

Devido a pele dos bebês ser mais sensível, mudanças bruscas de temperatura podem ser uma verdadeira preocupação para as mamães.
No verão, essa preocupação aumenta. Afinal, como cuidar de um bebê recém-nascido no calor? Como protegê-lo de picadas de insetos, que aumentam no verão?
Neste post vamos tirar todas as suas dúvidas e dar algumas dicas essenciais de como cuidar do seu bebê no verão.
Primeiramente, bebês recém-nascidos (com menos de 3 meses) podem tomar banho de sol?
Segundo os especialistas, o ideal é que a criança abaixo do primeiro trimestre de vida, evite banho de piscina e praia.
Isso porque a pele do bebê ainda é muito sensível e fina para uma grande exposição ao sol.
Para bebês abaixo dos 15 dias de vida, o ideal é banhos de sol que totalizem no máximo 30 minutos por semana (sempre antes das 10:00 da manhã e depois das 16:00 da tarde).
Acima dessa faixa etária, o recomendado é no máximo 15 minutos de sol por dia, nos mesmos horários citados anteriormente.
E como proteger os bebês do sol?
É importante ressaltar que bebês com menos de 6 meses de idade não podem usar protetor solar, pois pode causar intoxicação.
O ideal é, sempre que o bebê sair ao sol, usar roupas com FPU (proteção ultravioleta), usar chapéus e viseiras para proteger sua pele e olhos, que são sensíveis à luz.
Um grande perigo no verão: A desidratação!
Caso o seu bebê amamente, não é preciso se preocupar em acrescentar a ingestão de água. Você só precisa aumentar a ingestão de água para atender a demanda do bebê e reduzir o intervalo entre as mamadas.
Caso o seu bebê use fórmula, é importante falar com o seu pediatra sobre a ingestão de água, principalmente nos dias mais quentes.
Para bebês que não mamam mais, no verão, é importante reforçar a hidratação com água.
Ao ingerir bastante água, a pele do bebê fica mais hidratada, impedindo o desenvolvimento de doenças no geral.
O ideal, também, é que no verão os pais banhem seu bebê mais de uma vez ao dia (sem esfregar a pele do bebê todas as vezes, apenas para refrescar).
Boca seca, urina escura e menor frequência de xixi e moleira funda, indicam que o recém-nascido está desidratado. Fique atento aos sinais!
Cuidando da pele do recém-nascido no verão
Com o verão, o risco de assaduras e dermatites aumentam, principalmente na região das fraldas e dobrinhas.
Deixe sempre a pele do bebê fresca e arejada e troque frequentemente a fralda.
Caso apareçam brotoejas causadas pelo calor, o ideal é dar banhos mais frios no bebê, vesti-lo com roupas leves e manter o ambiente sempre arejado.
O ambiente arejado também é muito importante para evitar que os bebês suem mais e percam mais líquido, que pode levar a desidratação.
Uso de repelentes: Quais cuidados devem ser tomados?
No verão, ocorre o aumento de insetos que podem causar irritação na pele do bebê e atpe doenças, como dengue, zika e chikungunya, por isso é comum os pais ficarem apreensivos.
Porém, como o protetor solar, bebês abaixo dos 6 meses de vida não podem usar repelentes.
E o que fazer, então?
Será preciso usar mosquiteiro no berço e telas de proteção nas entradas da casa para evitar que os pernilongos entrem e piquem o bebê.
O uso de repelentes elétricos deve ser praticado após uma conversa com o pediatra e o mesmo indicar.
Agora você já sabe como cuidar do seu bebê no verão
Os cuidados com o bebê no verão citados anteriormente irão ajudar a proteger o recém-nascido de desconfortos e doenças que podem aparecer no verão.
Fique sempre atento aos sinais do seu bebê e se o mesmo está desconfortável com o clima.
As roupas da Loja Torcida baby são todas fabricadas com tecido confortável e fresco no verão. Além de serem feitas com muito carinho e ficarem fofíssimas no seu bebê. Vale a pena conferir!