Dicas

Como o fumo passivo pode ser prejudicial para o seu filho

<strong>Como o fumo passivo pode ser prejudicial para o seu filho</strong>

Hoje, milhares de pessoas tentam abandonar definitivamente os cigarros. Quase todo mundo sabe que fumar é ruim para a sua saúde. Mas se esse motivo não for suficientemente convincente, a saúde de sua família pode ser a chave para o sucesso de sua tentativa de parar.

Fumar na presença das crianças é coisa do passado? Você pensaria assim, mas ainda acontece regularmente que as crianças são expostas à fumaça do cigarro.

O que é tabagismo passivo?

O tabagismo passivo refere-se à inalação da fumaça do tabaco por não fumantes. Isso acontece especialmente se houver fumo nas imediações. A fumaça inalada pode vir do próprio cigarro ou charuto, bem como do ar exalado pelos fumantes. Assim que as crianças ficam em uma sala onde as pessoas fumam, elas também inalam fumaça.

Quando a sala é pequena, há muito fumo e a ventilação é ruim, a criança é quem mais fuma. Uma em cada três crianças com menos de quatro anos é regularmente exposta ao fumo. Para crianças menores de um ano, isso é ainda mais da metade. Um em cada cinco pais fuma enquanto alimenta os bebês e dez por cento fumam no carro.

Por que é prejudicial?

A fumaça contém substâncias nocivas, como nicotina e monóxido de carbono. Essas substâncias causam danos aos órgãos do seu filho. A fumaça também suprime o funcionamento do sistema imunológico, que é importante para proteger seu filho contra todos os tipos de infecções. As crianças pequenas são especialmente vulneráveis ​​aos efeitos do fumo passivo, porque seus órgãos e principalmente as vias aéreas ainda estão em desenvolvimento.

Quais são os efeitos nocivos?

O tabagismo passivo por crianças pode ter vários efeitos nocivos. Os efeitos podem ser classificados em três categorias: efeitos agudos, que duram tanto quanto a exposição à fumaça, efeitos tardios, que se manifestam mais tarde e podem ser permanentes, e associações, onde há vínculos entre fumo passivo e saúde, mas que é ainda não está claro exatamente como isso funciona.

1. Efeitos a curto prazo (agudos)  Às vezes é claramente visível que as crianças se incomodam com a fumaça. Eles têm olhos lacrimejando ou nariz escorrendo, estão com falta de ar ou começam a tossir.

2. Efeitos tardios  Filhos de mães que fumam durante a gravidez têm menor peso ao nascer, menor circunferência do crânio e, muitas vezes, pulmões e vias aéreas menores. As chances de aborto e complicações durante o parto também aumentam.

Além disso, existe um risco maior de infecções, tanto no que diz respeito a infecções respiratórias quanto a outras infecções (como doença meningocócica). Uma em cada duas a cinco crianças que fumam passivamente tem infecções agudas ou crônicas do ouvido médio. 

Para você:  Se você ou seu parceiro quiser parar de fumar, você pode fazer isso usando métodos diferentes, e uma delas pode ser trocando o cigarro convencional pelo eletrônico, que usam dispositivos como o atomizador zeus, por exemplo, que é menos prejudicial para a saúde.

Para o seu filho:  Se o seu filho desenvolveu problemas como resultado do fumo passivo, muitas vezes é necessário o tratamento pelo clínico geral ou pelo pediatra. Seu médico provavelmente também recomendará que você pare de fumar. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.